O Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, através da sua coordenação pedagógica, está a encetar um grande esforço formativo para que as nossas escolas tenham uma efetiva ligação eclesial. Seria contraditório que o processo educativo de uma escola católica não fizesse qualquer referência ao Mistério de Cristo. Os mestres da psicologia são unânimes em afirmar que as idades da pré-infância e da infância são cruciais para a relação com o Sagrado.
Muitos educadores acham que tal aprendizagem do Transcendente é algo desnecessário nestas idades. Um puro erro. O contágio afetivo com o Mistério é incutido desde tenra idade. Quem não se lembrará a esse respeito, enquanto filhos, das orações ensinadas pelas nossas Mães antes do sono chegar?
Neste sentido, várias ações de formação têm sido levadas a efeito com o apoio dos serviços inerentes à Educação cristã do Patriarcado de Lisboa.
Congratulamo-nos com o interesse de aprendizagem da nossa equipa de educadoras que têm vindo mensalmente a desenvolver, com a sua comunidade discente, trabalhos de grande relevância catequética sobre a vida de Cristo e da Igreja. A título de exemplo, no passado mês de Janeiro, foi contemplada a vida do nosso padroeiro São Vicente.