Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, Jesus propôs aos seus discípulos uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.

“Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava pessoa alguma.

Na mesma cidade vivia também uma viúva que vinha com frequência à sua presença para dizer-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.

Ele, porém, por muito tempo não o quis. Por fim, refletiu consigo: ‘Eu não temo a Deus nem respeito os homens; todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar'”.

Prosseguiu o Senhor: “Ouvis o que diz este juiz injusto? Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los?

Digo-vos que em breve lhes fará justiça. Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?”

 

Palavra da Salvação.

 

 

REFLEXÃO

Jesus serviu-se de um fato da vida cotidiana para recomendar aos discípulos a rezar sem desanimar, e manter firme a esperança de serem atendidos por Deus.

Uma pobre viúva, não tendo como fazer valer seus direitos, recorreu a um juiz, cuja fama era de não ser temente a Deus, nem ter respeito pelas pessoas. Por ser mulher, pobre e viúva, ela estava em total desvantagem. Sendo mulher, não tinha nenhum prestígio, numa sociedade onde só o homem tinha valor. Sendo pobre, carecia de recursos materiais para se confrontar com o explorador. Sendo viúva, não tinha amparo social. Sem dinheiro, só podia contar com a honestidade dos juízes. Ela, porém, não se deu por vencida. Enfrentou a situação, com garra e determinação, até que o juiz fizesse valer o seu direito. Sua vitória foi fruto da perseverança.

Diante disso, os discípulos foram instados a recorrer, com perseverança a Deus, justo juiz, na certeza de serem atendidos. Se um juiz iníquo, sem fé e sem lei, foi demovido de sua insensibilidade por causa da insistência de uma pobre viúva, de quanto mais será capaz o discípulo que pede, sem desfalecer, ao Pai de misericórdia!

Rezemos com fé e persistência entregando a nossa vida nas mãos de Deus. Perguntemos-lhe constantemente: Senhor que queres que eu faça?

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, dá-me uma fé firme, que me leve a rezar sempre, na certeza de ser  atendido pela misericórdia do Pai.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

https://www.eelmoh-dictof.com/2021/11/lc-181-8-o-juiz-corrupto-e-a-viuva-suplicante/

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB