A paróquia de Alcabideche possui dois candidatos ao diaconato, em formação diocesana no Seminário dos Olivais. São eles o Samuel Noronha Sanches e o António Hipólito.  Como todos os paroquianos têm conhecimento, os diáconos permanentes, normalmente são homens casados que podem desempenhar funções sacramentais ao nível do matrimónio, das celebrações exequiais e do sacramento do baptismo. Podem desempenhar também a função de presidir à celebração da Palavra. Podemo-nos perguntar: porquê diáconos em Alcabideche? Ora, olhando para a descontinuidade do nosso território paroquial e sabendo de antemão que a equipa pastoral de Alcabideche está profundamente envelhecida, muito fazem os nossos octogenários sacerdotes, entendemos que o futuro pastoral alcabidechense passará por esta solução diaconal. Lisboa não tem padres. É uma realidade que, infelizmente, entra no espírito mais distraído e que a solução diaconal se nos afigura como a única alternativa pastoral para os anos vindouros.
Rezemos pelos nossos diáconos que entrarão, no próximo ano pastoral, no seu terceiro ano de formação. Pendente está a validação diocesana para a admissão de um terceiro candidato a diácono para Alcabideche, no corrente ano  pastoral. Rezemos também pela sua admissão diaconal.