Muitos não sabem, poucos estão minimamente informados e só um reduzido número de pessoas conhecem e apreciam o sentido e a missão de um mosteiro. Várias são as imagens que simbolizam estes oásis de contínua e escondida intercessão por todos: A vela que se consome diante do Senhor; o coração que ama a todos e impulsa o sangue para os demais membros, a raiz da árvore, sem a qual a planta não dá frutos, o para-raios da humanidade… Uma destas “escadas” entre o céu e a terra pertence à nossa paróquia de Alcabideche, o Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus, sito na rua Carlos Anjos, nº 156, da Ordem da Imaculada Conceição (Concepcionistas Franciscanas), pedida por Nossa Senhora à portuguesa Stª. Beatriz da Silva, para louvor, defesa e serviço da sua Conceição Imaculada.
A Concepção de Maria é absolutamente singular, pois foi a única pessoa que desde o primeiro instante da sua existência foi cheia de graça, do amor de Deus, templo do Espírito Santo, imune, portanto, do pecado original com que todos nós nascemos.
Assim, a vida da Concepcionista, vivida no fulgor da Imaculada, caracteriza-se pela pureza, a alegria, a beleza, procurando reproduzir no dia a dia a entrega e consagração a Deus de Maria, desde o primeiro instante da sua concepção.
As irmãs Concepcionistas de Santa Beatriz do Mosteiro do Sagrado Coração de Jesus convidam todas as pessoas a regozijarem-se com elas na celebração da maior festa da sua Ordem, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, dia 8 de dezembro, às nove horas.