“A família tem por missão tornar-se cada vez mais naquilo que é, a saber, uma comunidade de vida e amor.” PapaJoão Paulo II, peregrino na fé.

No passado sábado dia 20 de Fevereiro, cerca de 60 famílias, responderam ao convite para o Encontro de Famílias da Paróquia de Alcabideche. Numa tarde chuvosa, tiveram a coragem colectiva de se unirem entre si, através de um link.

O objectivo do encontro foi ter um momento feliz em Família, deixando-nos cativar pelo exemplo de S. José, em cada momento, e que nos foram remetendo para o seu lado Sonhador, o seu espírito Aventureiro, não perdendo o detalhe de ser Humano.

A Equipa Pastoral Familiar deu a abertura oficial às 16h e de seguida através da “magia da informática” o Miguel compunha três “salas temas” cheias de energia, expectativa, materiais e atenção para as diferentes dinâmicas que iam sendo apresentadas. Muito rapidamente vivemos experiências, ultrapassamos obstáculos, compusemos com criatividade símbolos do que sonhamos juntos na aventura que vivemos e partilhamos.

No final ainda fomos surpreendidos com um convidado muito especial que nos deixou uma mensagem de esperança.

Estamos todos a viver um momento de grande volatilidade e incerteza. Mais do que nunca, urge ser capaz de compreender e gerir as nossas emoções e isso é tão simples quando acreditamos na Fonte da Vida e do Amor.

O encerramento oficial da actividade, aconteceu às 18h com a participação de todos na Eucaristia. A felicidade que temos de obter pistas em bónus extra! Recordamos o exercício de mãos e dedos. Em família o amor reforçado pela graça do sacramento do matrimónio, “mostrará ser mais forte que todas as fraquezas e todas as crises” que possamos enfrentar de tempos a tempos.

Foi  neste sentido que aceitamos o convite para ajudar a preparar uma tarde entre amigos!
A participação de cada um, trouxe consigo, a promessa de um compromisso de todos (e eramos mais de cem). Se cada família é uma Comunidade de vida e amor, todos devemos estar ao Serviço, Testemunhar e Anunciar junto dos que mais amamos; dos vizinhos; do familiar que está mais isolado; da pessoa que encontramos nas compras; do amigo que perdeu alguém próximo e até no “like” que oferecemos nas publicações “anónimas” da internet.
E quando a nossa energia estiver para baixo, procurem na memória, aquela tarde de chuva em que conseguimos estar juntos e felizes!