No passado ano pastoral, no âmbito do Ano da Misericórdia e no contexto da recepção da exortação apostólica do Papa Francisco “Amoris laetitia” (cf. sobretudo o n.242), foi realizado um encontro dirigido a pessoas separadas/divorciadas com o tema “O Rosto da Misericórdia”.

Este género de encontros destina-se a pessoas que ainda estão a tentar perceber como se situam perante a Igreja e vida neste novo estado em que se encontram e a pessoas que já decidiram permanecer sós mas precisam que a Igreja as ajude a trilhar este caminho. «É indispensável um discernimento particular para acompanhar pastoralmente os separados, os divorciados, os abandonados.

Tem-se de acolher e valorizar sobretudo a angústia daqueles que sofreram injustamente a separação, o divórcio ou o abandono, ou então foram obrigados, pelos maus-tratos do cônjuge, a romper a convivência. Não é fácil o perdão pela injustiça sofrida, mas constitui um caminho que a graça torna possível.

Daí a necessidade duma pastoral da reconciliação e da mediação, inclusive através de centros de escuta especializados que se devem estabelecer nas dioceses» (Relatio Synodi 2014, 47). Ao mesmo tempo, «as pessoas divorciadas que não voltaram a casar (que são muitas vezes testemunhas da fidelidade matrimonial) devem ser encorajadas a encontrar na Eucaristia o alimento que as sustente no seu estado. (…)» (AL 242).

Quem da paróquia se sentir convocado a participar neste encontro do próximo dia 24 de Junho, das 9:00 às 19:00, organizado pelo Serviço de Pastoral Matrimonial – Sector da Pastoral da Família, deverá contatar previamente com o pároco de Alcabideche.

[divider height=”80″]