São um movimento católico constituído por casais que buscam a santidade através da vivência espiritual cristã assente no sacramento do matrimónio. Como dizia o fundador deste Movimento, “as Equipas de Nossa Senhora têm por objetivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos.” A 25 de fevereiro de 1939, teve lugar em Paris a 1ª reunião de 4 casais e um sacerdote jesuíta, P. Caffarel. Outras equipas vão surgindo rapidamente em França e, por isso, foi necessário estabelecer uma regra (estatutos). Em 1945 é aprovada a CARTA das ENS (equipes de Notre Dame). Nasce assim o Movimento de espiritualidade conjugal, em que um grupo de 5 a 7 casais (equipa) se reúne mensalmente com a presença de um sacerdote, o seu Conselheiro Espiritual, num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã. São linhas fundamentais das Equipas: entre ajuda espiritual e material entre os casais da equipa, vivência do amor conjugal assente na vivência do sacramento do Matrimónio, testemunho de vida evangélica, compromisso da fidelidade à Igreja e desenvolvimento da espiritualidade conjugal assente na prática dos pontos de esforço (compromissos). Em 1955 o Movimento chega a Portugal e rapidamente se expande, contando actualmente com mais de 1100 casais e mais de 700 conselheiros espirituais. Está espalhado por todo o mundo.No fundo, os casais formam uma pequena comunidade de fé (equipa) para fazer uma caminhada de conversão de vida e crescimento da espiritualidade conjugal e familiar apoiando-se uns nos outros. Está aberto a todos os casais casados catolicamente e que desejam aprofundar o amor e espiritualidade conjugal.