A Vigararia de Cascais promove o projecto “Força da Natureza”.

O propósito é ajudar à recuperação das zonas afetadas pelos incêndios, através do envio semanal de voluntários que vão para o terreno colaborar com as entidades locais (autarquias, juntas de freguesia, paróquias, instituições, associações de bombeiros, etc) na limpeza, reconstrução e organização logística. Além deste trabalho mais prático, a Força da Natureza procura também fazer uma intervenção pastoral, levando esperança e alegria cristã aos que foram afetados por esta tragédia. Visita as pessoas mais isoladas, anima os idosos e integra-se sempre nas comunidades cristãs locais.

Trata-se de uma missão de longo prazo, que pretende manter-se nos próximos meses e está aberta a todas as pessoas que se queiram voluntariar. Atualmente, está também em curso uma campanha de angariação de fundos destinada a comprar ovelhas produtoras do leite que dá origem ao queijo Serra da Estrela, de forma a garantir a sustentabilidade de muitas famílias e produtores locais.

Inscrições, informações, notícias e testemunhos do que tem sido este projeto podem ser encontrados no site forcadanatureza.paroquiadecascais.org ou na página de Facebook Força da Natureza.