A Legião de Maria foi fundada na Irlanda em 1921, como um movimento católico de leigos comprometidos no apostolado directo e os seus estatutos estão aprovados pela Santa Sé. Trabalha em quase todas as dioceses do mundo.
A sua finalidade é dar glória a Deus mediante a santificação dos seus membros pela oração e pelo trabalho apostólico. Funciona com reuniões semanais de grupo onde se reza, se distribui e revê a actividade apostólica, e se estudam temas formativos para maior eficácia do apostolado. No plano espiritual, a Legião de Maria coloca-se à disposição de Maria, Mãe de Cristo, Rainha do Céu. Trabalha sob a Sua inspiração e protecção ao serviço de Jesus, seu Filho, invocando sempre para o seu trabalho, o auxílio do Espírito Santo. São múltiplos os seus campos de Evangelização: catequeses; visitas às famílias da paróquia, a doentes, idosos, marginalizados e famílias carenciadas que são encaminhadas para outras associações; actividade apostólica em locais marcados pela droga e prostituição, prisões; promoção integral da comunidade social; entre muitos outros.
Todo o católico que pratique fielmente a sua religião e deseje ser útil à Igreja e à sociedade, pode pertencer a este movimento.