Que leitura se faz do Evangelho?
O Evangelho Dominical divide-se em três ciclos: anos A (Mateus), B (Marcos) e C (Lucas). Estes três primeiros Evangelhos fazem como que uma sinopse (resumo) dos factos acerca da vida de Jesus são, por isso, chamados de “sinóticos”.
O Evangelho escrito por São João focaliza outros factos e palavras de Jesus, destacando a Sua divindade e penetrando mais no Mistério do Filho de Deus, torna-se por isso mais indicado para os períodos solenes tais como o fim da Quaresma, a Páscoa ou outras Solenidades.
Para saber de que ciclo é um determinado ano, parte-se deste princípio: o ano que é múltiplo de 3 é do ciclo C. Como as restantes leituras de que temos vindo a falar obedecem ao ciclo do Ano ímpar e do Ano par, a organização das leituras próprias possibilita ao fiel católico estudar toda a Bíblia, desde que participe em todas as missas diárias num período de três anos.
Toda a liturgia da palavra é enriquecida durante o ano pela leitura organizada e harmónica da Bíblia, dividida nos seus vários livros. Esta prática vem do judaísmo e foi incorporada no cristianismo desde os primeiros cristãos, mesmo antes do cânon bíblico ter sido definido. Por isso, as leituras bíblicas de todas as missas do ano são escolhidas meticulosamente para que possam ser um instrumento que conduz a nossa fé à plenitude do mistério da Páscoa cristã.