Vamos dar inicio a um capítulo novo no nosso Site.
Trata-se duma série de artigos coleccionáveis sobre as partes da Santa Missa, pois, se é verdade que ninguém se importa com o que não conhece, também é certo que cada um mais se interessará pelo que melhor conhecer.
Assim, será o nosso propósito dar a conhecer a Missa para melhor a celebrarmos
Estamos no Ano Pastoral dedicado à Liturgia, por isso começamos este capitulo relembrando as palavras que o nosso Cardeal Patriarca dirigiu à Diocese de Lisboa na sua carta e que desperta o nosso interesse.
«Bem celebrada, a Liturgia tem resultados precisos. Se, por exemplo, levarmos muito a sério o acto penitencial com que começa a Santa Missa, pedindo convictamente o perdão de Deus para os nossos pecados “por pensamentos e palavras, actos e omissões”, cresceremos muito mais em verdadeira conversão evangélica, como sempre urge e particularmente hoje em dia. Se ouvirmos atentamente as Leituras bíblicas, perceberemos muito melhor as aclamações “Palavra do Senhor” e “Palavra da Salvação”, bem como a sua necessária repercussão na nossa vida. Se, no início da Oração Eucarística, cantarmos “Santo, Santo, Santo…” com sentimento e melodia correspondentes à profunda reverência com que o profeta tal ouviu diante de Deus (cf. Is 6, 3), estaremos mais preparados para o memorial da morte e ressurreição de Cristo, que a seguir se faz. Se nos saudarmos realmente “na Paz de Cristo”, entenderemos melhor que só desta se trata. naquele momento essencial de comunhão com Ele e a partir Dele. Se assim celebrarmos a Santa Missa, melhor efectivaremos o “Ide!” missionário com que ela nos envia a alargar a “paz” que recebemos. Estas e outras concretizações litúrgicas podem ser aprofundadas ao longo deste ano pastoral, comunidade a comunidade. Também os vários Rituais são excelente base de aprendizagem e ensino, com as respectivas introduções e notas.  Ganharemos muito se o fizermos, porque a Liturgia devidamente preparada e celebrada é uma grande escola de oração e vida em Cristo.»
( o texto integral está aqui)