Desde 1986 que a Austrian Broadcasting Company começou esta iniciativa da Luz da Paz de Belém, como parte de uma campanha de caridade para crianças.
Desde 1989 que tem sido concretizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a Luz seja partilhada pela Europa e fora dela, ganhando, assim, uma dimensão mundial. Todos os anos, uma criança austríaca é escolhida para recolher a Luz na Gruta da Natividade, em Belém. Este ano, foi partilhada, em cerimónia ,mundial em Linz na Áustria, contando com a presença de inúmeros países. Foi nesta grandiosa cerimónia que uma delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português participou. E de candeia em candeia esta chama que foi acesa em Belém, e que já percorreu um total de 2400Km sem nunca se apagar, chegou a Portugal, onde será partilhada. Compete-nos agora dar continuidade à transmissão desta Luz, a Luz de Cristo, a Luz da Paz de Belém, para que deixe marcas de vida em cada partilha que fizermos.

No próximo dia 20 às 21h00, na Igreja Matriz de Alcabideche, seremos mais a partilhar, enchendo de Luz a vida de cada pessoa que encontramos. Viver o tema proposto para este ano: “Luz da Paz de Belém: a Luz que marca em cada partilha!”.Preparar os paroquianos, para receber a Luz e partilha-la com outras pessoas. Reforçando a comunhão com todas as pessoas que, pelo mundo inteiro, trabalham pela Paz. Acreditamos que a partilha da Luz da Paz de Belém é o momento certo para que cada um possa chegar mais perto, não só daqueles com que convivemos habitualmente, mas também daqueles com quem apenas nos cruzamos ou conhecemos de vista… Natal é tempo de família e de partilha… esta marca inapagável que nos deixou Jesus Cristo, que ainda hoje perdura e se sente bem cá dentro e no mundo que nos rodeia.
Cada um pode seguir o Seu exemplo.