No passado Domingo mais de 500 paroquianos participaram na Igreja da Cruz Vermelha na Missa Paroquial. Uma celebração de grande unidade, com momentos que decerto ficaram na memória de todos.

A presença dos sacerdotes que colaboram com a nossa paróquia foi um sinal desse caminho que fazemos juntos, numa paróquia tão exigente a nível geográfico e tão diversa nas suas comunidades. A  presença das crianças dos vários centros de catequese e o compromisso dos mais de 50 catequistas que dedicam generosamente o seu tempo à transmissão da fé e à formação dos “paroquianos de amanhã” foi outro dos momentos importantes. Um grupo de acólitos proveniente das várias igrejas da paróquia e o coro paroquial, também constituído por elementos vindos das várias comunidades contribuíram para a beleza e dignidade litúrgica desta celebração.

Porque esta Missa tinha o propósito de cumprir o desejo do nosso Bispo – celebrar o Dia Diocesano da Palavra – foi entregue aos representantes de cada comunidade uma Bíblia que ficará exposta em  cada igreja, para lembrar a todos a importância da Escritura na vida quotidiana, na celebração da Eucaristia e nas actividades pastorais.

O desafio é descobrir a Bíblia, sem atalhos ou sínteses, mas deixar-se perder na beleza e no desafio da Palavra, que nos interpela, que incomoda, que nos toca e nos leva a querer mudar de vida, a evangelizar, a dizer ao mundo que é bom acreditar neste Deus que constrói  a história com o seu povo ao longo dos séculos. “Sempre que procuramos voltar à fonte e recuperar o frescor original do Evangelho,  despontam novas estradas, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes, palavras cheias de renovado significado para o mundo atual.” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, nº 11).