Na liturgia celebra-se o mistério de Cristo porque ela é o exercício da função sacerdotal de Cristo e nela se realiza a santificação dos homens (cf. Sacrossantum Concilium (SC), 7). A liturgia é simultaneamente a meta para a qual se encaminha a acção da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força. Impele os fieis, saciados pelos mistérios pascais, a viverem unidos no amor; pede que sejam fieis na vida a quanto receberam pela fé. Não apenas no sentido de recordação mas no sentido de tornar presente. Pela acção do Espírito Santo, aquilo que Jesus realizou na sua vida, especialmente na sua Páscoa, torna-se presente na vida daqueles que celebram através de gestos e palavras carregadas de simbolismo (cf. SC 7). «Celebrar a liturgia é entrar na alegria do Pai, a única que nos fará vibrar de júbilo com Cristo no Espírito Santo« (Jean Corbon).