Todos os domingos, na paróquia de Alcabideche, temos sete missas dominicais, não contando já com as missas vespertinas celebradas ao sábado. É necessário muito clero para todas estas celebrações. Chegados ao mês de Agosto não é fácil conseguir-se sacerdotes para responder a tantas celebrações. Nenhuma paróquia ao redor de Alcabideche nos conseguiu ajudar este ano porque presumimos que se deparam com as mesmas necessidades. Agosto transforma-se num autêntico quebra-cabeças tal é a falta de clero presente nas paróquias. A interrupção de todo o país em Agosto parece estar a contagiar também o luso clero para o remanso de banho estivais.

As soluções encontradas para as celebrações eucarísticas de Agosto em curso necessitam da compreensão das nossas comunidades paroquiais, pois, certamente, existirão atrasos em muitas delas. A razão para estes previsíveis atrasos deve-se o facto de o celebrante ter de estar presente em muitas celebrações dominicais com horários quase sobrepostos. Este ano ainda conseguimos “remediar” com a “prata da casa”… mas cremos que nos anos vindouros a alternativa terá de passar por se suprimir algumas eucaristias.