«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39)
No discurso que encerrou o XI Fórum Internacional de Jovens, em Roma, o Papa Francisco anunciou os temas para o itinerário trienal das próximas Jornadas Mundiais da Juventude. Em 2020 e 2021, as Jornadas Mundiais da Juventude, celebradas em cada diocese, vão ter como tema “Jovem, eu te digo, levanta-te!” (cf. Lc 7, 14) e “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (cf. At 26, 16), respetivamente. Para a Jornada Mundial da Juventude celebrada em 2022, no encontro internacional que vai reunir, em Lisboa, os jovens de todo o mundo, o Papa escolheu como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). O Papa Francisco dá assim continuidade à dimensão mariana como proposta de caminhada espiritual para os jovens. Em janeiro deste ano, a JMJ no Panamá teve como tema “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). “Desejo que haja uma grande sintonia entre o itinerário para a JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e a seguir os caminhos que Ele preparou para vós. Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias”.