APROXIMAR A IGREJA DAS PESSOAS PARA APROXIMAR AS PESSOAS DA IGREJA

CONTINUAÇÃO: PONTO 2 – AS QUATRO DIMENSÕES DA COMUNIDADE

«Eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos, e à comunhão fraterna, e ao partir do pão, e às orações» (At 2, 42). Este texto dos Actos dos Apóstolos é um testemunho escrito sobre a identidade da vida da primitiva comunidade cristã, que hoje nos deve inspirar, caracterizada por quatro dimensões claramente expressas:
O Ensino dos Apóstolos – A formação da fé em ligação permanente aos apóstolos, – e hoje aos seus sucessores -, deve ser uma aposta permanente da comunidade. A formação poderá ter várias dimensões: doutrinal, bíblica, moral, litúrgica, orante, formação na doutrina social da Igreja. Queremos, portanto, uma comunidade em permanente formação, ao nível pessoal, de grupo ou geral.
A Comunhão Fraterna – A comunidade procura permanentemente a comunhão fraterna, a união dos corações, a partilha dos bens materiais e espirituais, o compromisso permanente com a construção da paz, a oportunidade à reconciliação e ao perdão, o derrube dos muros que nos separam (inimizade, maledicência, egoísmo, inveja, violência – física, de atitudes, de silêncios, verbal); a solicitude para com os pobres e carenciados, membros da comunidade ou que estão fora. (Ver: Bento XVI, Deus é Amor, nºs 20, 25, 29).
O Partir do Pão (Eucaristia) – A participação na eucaristia (dominical) como memória do Sacrifício redentor de Cristo é marca identitária da comunidade. (A Eucaristia) é memória do passado, actualizada no presente, garantia da futura glória (vida eterna).
A Oração – A dimensão orante, marca imprescindível da comunidade: que reza em assembleia, em grupo, em família, individualmente; que faz da oração o modo natural de dizer a fé e testemunhar que a salvação não está no mundo, mas fora (em Deus revelado em Jesus). Na sua matriz, a oração é um frente a frente com Deus, em atitude de escuta e de prece, de louvor e de adoração.
Estas quatro dimensões devem identificar a Igreja que se aproxima das pessoas e a Igreja que as pessoas encontram quando dela se aproximam.