APROXIMAR A IGREJA DAS PESSOAS PARA APROXIMAR AS PESSOAS DA IGREJA

PONTO 5 «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja» (Mt 16, 17-19)

A Igreja que Cristo nos deixou, depositária da Boa Nova, Corpo de que Ele é a cabeça, a quem enviou o Espírito Santo, que não nos abandonaria até ao final dos tempos, foi aquela, e não outra, que entregou a Pedro e aos apóstolos: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja» (Mt 16, 17-19). Pedro e os seus sucessores são os garantes da unidade da Igreja. Contra aqueles que dizem “Jesus sim, Igreja não”, nós professamos: «creio na Igreja una, santa, católica, apostólica romana» (credo). Aceitar a apostolicidade da Igreja significa aceitar a recomendação do Senhor «permanecei em mim eu permanecerei em vós» (Jo 15, 4), e descobrir que a minha união a Cristo acontecerá na Igreja do Senhor confiada a Pedro e aos seus sucessores. Exige aceitar que a Igreja, como diz o Apóstolo, «transporta em vasos de barro o tesouro do Seu ministério» (2ª Co 4, 7), isto é, no barro da sua humanidade e da fragilidade do seu pecado; aceitar que a santidade da Igreja é garantida mais pela santidade (de Deus) que a habita e não tanto pela santidade dos seus discípulos para cuja meta da santidade deverão (querer) caminhar: «sede perfeitos como é perfeito o Pai Celeste» (Mt 5, 48).