APROXIMAR A IGREJA DAS PESSOAS PARA APROXIMAR AS PESSOAS DA IGREJA

PONTO 6 – O ANÚNCIO DA FÉ

Qual é o essencial da fé: acreditada, celebrada, vivida e anunciada (Kerigma)? Isto é, quando nos aproximamos das pessoas de quem mensagem somos portadores? O que acreditamos, celebramos e vivemos para o anunciarmos com alegria?
Segundo o Apóstolo Paulo, o Kerigma é:
«Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1Co 15, 3-4)».
Segundo o Papa Bento XVI, o Kerigma conduz ao encontro com Cristo vivo:
«No início do ser cristão não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, um rumo decisivo» (Bento XVI, Deus é Amor, nº 1).
Segundo o Papa Francisco, o Kerigma é:
«Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar» (A Alegria do Evangelho, nº 164).
Segundo o doc preparatório do Sínodo sobre a Evangelização:
a. «No coração do anúncio está Jesus Cristo, professado e testemunhado. Transmitir a fé significa, no essencial, transmitir as Escrituras e, de modo especial, o Evangelho que permite conhecer Jesus, o Senhor” (‘Linneamenta’, Introdução, nº 1). Ainda segundo o mesmo doc. é necessário, em todos os contextos humanos, levantar a questão de Deus; e ter a energia para o fazer: ter energia para levantar a questão de Deus em todos aqueles processos de encontro, de mistura, de reconstrução dos tecidos sociais que estão em marcha em cada um dos nossos contextos locais» (idem, cap. I, nº 6).
b. Alimentar a busca de Deus «razão fundamental pela qual nasceu o monaquismo e, com ele a cultura ocidental», diz o referido documento. E prossegue: «o primeiro passo da evangelização consiste no procurar manter viva essa procura (…) e estabelecer formas de diálogo que cheguem aos anseios profundos dos homens e à sua sede de Deus».
c. O anúncio da fé em J. C. deve levar ao encontro pessoal com Ele através da dinâmica da fé: «a fé, como encontro com a pessoa de Cristo, tem a forma de relação com Ele, da memória d’Ele (na Eucaristia) e de formar em nós o homem novo que nos propõe» (idem, cap. I, nº 10). «fé pensada, celebrada, vivida e anunciada: isto significa inserir na vida da Igreja» (idem, cap. I nº 11).
Em todo o horizonte da acção pastoral, teremos sempre de voltar ao essencial da fé acreditada, celebrada, vivida e anunciada