Alcabideche deve ser um caso único no Patriarcado de Lisboa e mesmo até no país.

Dizemo-lo não só pela sua dispersão territorial, mas sobretudo pela duplicação de atividades de que esta paróquia é portadora. É que duas procissões no mesmo dia, na mesma paróquia, sob a mesma invocação – Nossa Senhora da Conceição –, é obra!

Enquanto houver padres e condições para as realizar é uma riqueza litúrgica e espiritual mas também diz muito da nossa dispersão religiosa e espiritual. Todavia, continuaremos a dar consecução a estas tradições da nossa paróquia no corrente ano pastoral.

Assim, no próximo dia 8 de Dezembro, a saída dos dois cortejos processionais em honra de Nossa Senhora da Conceição, terão o seguinte horário e locais de partida:

Ermida de Nossa Senhora da Conceição, 14h30

Igreja de Janes, 16h30