Este ano a renúncia quaresmal destina-se a obras no Seminário dos Olivais, onde se formam os futuros padres para o Patriarcado de Lisboa e para outras dioceses de Portugal, África e Índia, alguns gratuitamente. Na nossa paróquia iremos recolher os envelopes da renúncia quaresmal nos ofertórios do Domingo de Ramos.

“Em cada Quaresma fazemos uma renúncia diocesana em favor de necessidades mais prementes. Este ano a renúncia destina-se a obras no Seminário dos Olivais, onde se formam os futuros padres para o Patriarcado de Lisboa e para outras dioceses de Portugal, África e Índia, alguns gratuitamente. A manutenção e os custos deste inestimável serviço eclesial são consideráveis, ainda que feitos com muita contenção. Precisamos agora de restaurar a parte do edifício. Assim poderemos cumprir a indicação da Congregação para o Clero que prevê um “tempo propedêutico”, sempre que possível em casa própria, como será o Seminário de Caparide, e um Seminário Maior onde se façam depois os estudos filosóficos, teológicos e pastorais. Sei que posso contar com a sensibilidade e o carinho dos diocesanos de Lisboa para com os nossos Seminários. Só com a ajuda de muitos se poderá levar por diante tão grande tarefa, que aliás beneficia, além de Lisboa, tantas outras dioceses. Confiemos em Deus que conhece por dentro a generosidade dos corações e sempre recompensa “a cem por um”! ”

D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa

[divider height=”80″]