A dimensão espiritual seja prioritária. O Sínodo pede para que seja encorajada a participação na santa missa e na adoração eucarística. Somente “esforços horizontais” não são suficientes. São também necessários aqueles “esforços verticais” finalizados a ajudar o jovem a elevar o olhar para o alto porque Deus está com eles. Ser acolhedores, mostrar metas altas e a proposta exigente do Evangelho são duas características que devem acompanhar tanto o matrimónio quanto o celibato pelo Reino de Deus. As duas vocações devem ser valorizadas de modo igual pela Igreja porque ambas se inserem na mais ampla “vocação baptismal” própria de todo cristão, ressaltam os bispos. Se os adultos não tiverem grandes sonhos – foi a reflexão dos padres sinodais – como poderão inspirar os jovens? Em seguida foi lançada a proposta da criação de um secretariado dos jovens em toda circunscrição eclesiástica voltado a dar dinamismo à acção pastoral. Os jovens são o presente e o futuro da Igreja, afirmou-se.