Livro a não perder: Tudo é graça. A revolução de Dorothy Day. A vida da ativista norte-americana Dorothy Day foi pautada por uma fidelidade constante ao ideal maior cristão: a imitação de Cristo. «O seu ativismo social, a sua paixão pela justiça e pela causa dos oprimidos foram inspirados pelo Evangelho, pela sua fé e pelo exemplo dos santos» (Papa Francisco).

Precisamente por isso, o livro Tudo é Graça é para ser lido «como um desafio, uma interpelação. Os seus leitores correm um risco, o mesmo risco que foi experimentado pelos companheiros de combate social e de aventura evangélica de Dorothy Day, ao longo da sua vida: serem contagiados por uma vida de irmanação com os pobres e de luta pela sua libertação. Se as páginas que se seguem incomodarem quem as ler, então o propósito da sua publicação terá sido plenamente cumprido».

Filme a não perder: Agnus Dei, que significa “Cordeiro de Deus” e que pelas bandas de Cascais nos põe a pensar automaticamente em serviços funerários, dá também o nome a um filme de Anne Fontaine: Agnus Dei – As Inocentes.

Baseado num episódio histórico, bem real e mal conhecido, ocorrido num convento de freiras por onde passaram soldados russos durante a II Guerra Mundial, o filme passa-se na Polónia no ano de 1945.

Ora Mathilde, jovem médica pertencente à equipa da Cruz Vermelha que estava na zona do Convento, recebe um pedido de ajuda de uma irmã desse convento.

Quando Mathilde chega ao Convento depara-se com um cenário de dor e de sufoco: as irmãs tentam a todo o custo guardar um segredo tremendo. A muito custo as irmãs revelam que foram todas vítimas de violação por parte dos soldados soviéticos, meses antes. Pior ainda, as irmãs encontram-se grávidas e incapazes de conciliar este facto com a sua fé. Cabe agora a Mathilde ser a sua fonte de esperança e encontrar uma solução. Trailer poderá ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=28nzD8ag2M.

Encontra-se a ser projetado bem perto de Alcabideche, nas salas do Cascais Villa, nos seguintes horários: 13h50, 16h10, 18h50 e 21h10.