De 18 a 25 de Janeiro celebra-se, em todo o mundo, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Em Lisboa, no dia 20, Sábado, na Igreja de Santa Joana Princesa, realiza-se a Vigília Ecuménica Jovem organizada pelos Departamentos da Juventude da Igreja Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.

Esta noite de vigília seguirá este ano um guião preparado pelos cristãos das Caraíbas, que ao logo da sua história foram sujeitos a regimes de escravatura e que encontraram na Bíblia, na Palavra de Deus e na pessoa de Jesus Cristo um refúgio e uma fonte de libertação para as correntes que os aprisionavam.

Uma oração aberta a todos e que responde ao apelo do Papa Francisco: “a unidade dos cristãos é um requisito essencial da nossa fé. Um requisito que brota do fundo de nosso ser como crentes em Jesus Cristo. Chamamos à unidade porque invocamos Cristo.

Queremos viver a unidade, porque queremos seguir Cristo, viver o seu amor, gozar do mistério de sua unidade com o Pai, que é a essência do amor divino”.

Que todos peçamos por uma maior comunhão entre as diversas confissões religiosas cristãs orando juntos pela plena unidade que é o desejo de Cristo:

Senhor,
humildemente Te pedimos que,
pela Tua graça,
as Igrejas do mundo inteiro
se tornem instrumentos da Tua paz.
Que através da sua acção em conjunto
se alcance a reconciliação
e o amor entre os povos divididos,
para que o Teu nome seja santificado e glorificado.
Ámen.