Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Depois de ter matado a fome a cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a subirem para o barco e a seguirem antes d’Ele para a outra margem, em direcção a Betsaida, enquanto Ele despedia a multidão. Depois de a ter despedido, subiu a um monte, para orar. Ao anoitecer, estava o barco no meio do mar e Jesus sozinho em terra. Ao ver os discípulos cansados de remar, porque o vento lhes era contrário, pela quarta vigília da noite foi ter com eles, caminhando sobre o mar, mas ia passar adiante. Ao verem Jesus caminhando sobre o mar, os discípulos julgaram que era um fantasma e começaram a gritar, porque todos O viram e ficaram atemorizados. Mas Jesus falou-lhes logo, dizendo: «Tende confiança. Sou Eu, não temais». Depois subiu para junto deles no barco e o vento amainou. Todos se encheram de espanto, porque o seu coração estava endurecido, e não tinham compreendido a multiplicação dos pães.
+-+

REFLEXÃO

Uma nova manifestação ou “epifania” de Jesus revela Jesus como Senhor das próprias forças da natureza. Jesus multiplica os sinais para que os discípulos O reconheçam como o Filho de Deus.

Jesus diz: Sem mim nada podeis fazer (João 15:5) Só unidos a Ele podemos vencer os ventos contrários e equilibrar o barco da nossa vida.

Lembrando uma passagem das obras de Santo Agostinho :” não podemos procurar Deus fora de nós, é no interior que está a verdade.” Alías, dentro de nós temos tudo o que precisamos para atingir a prosperidade e o amor.

Deixemos que Deus entre na nossa própria casa nos cative com a sua palavra de coragem, abra os nossos olhos à luz da Fé . Os obstáculos surgirão mas serão não um empecilho mas uma possibilidade de enfrentar o desafio .

Um jovem português, à procura de melhores condições de vida emigrou para o Brasil e regressou à sua terra anos depois. Encontrei-o numa festa na terra.  Ainda recordo o que me disse com satisfação e com sotaque brasileiro : *Quem não se envolve, não se desenvolve*.  Mentalizemo-nos sempre que Deus orienta a nossa vida  para o caminho do bem se permitirmos que Ele entre no nosso coração.

Nada podemos fazer se o medo tomar conta de nós. Ficaremos frustrados desamparados e eternas crianças mimadas. Por isso, coragem! Não nos limitemos. Gostemos de nós mesmo e não esperemos que alguém vá cuidar das nossa carências e problemas a não ser Deus.

Vençamos nossos medos e sejamos felizes. Como outrora os discípulos cansados de remar, ele vai nos aparecer e dizer : Força, estou do vosso lado.

Usemos toda a nossa  potencialidade, faremos o nosso melhor e Deus fará o resto.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, concedei-nos a graça de nunca duvidarmos da vossa ajuda salvadora e da vossa presença sempre vigilante em tempos de adversidade.

Fortalecei a nossa Fé com coragem e nossa esperança com firme perseverança para que nunca vacilemos em colocar toda a nossa confiança em vós que sois o nosso tudo

VIDEO MEDITAÇÃO

Quando o barca da nossa vida, fustigada pela incredulidade e a dureza do nosso coração recorramos a Ele. O salvador dos seus amigos no mar da Galileia também não se esquece de nós.

Este curto clipe dá-nos uma ideia do medo dos apóstolos e do poder misericordioso de Jesus.

Pe. Abílio Nunes, SDB