Nesta semana dos seminários, em que somos chamados a voltar-nos para estas casas, em que crescem e são formados aqueles que um dia virão a ser pastores do Povo de Deus, à imagem do Bom Pastor, precisamos de nos perguntar o que são estes lugares, o que lá se faz, e por quem lá vive e trabalha. O Concílio Vaticano II chama aos Seminários o “coração da diocese”, isto é, o lugar vital e central de cada Igreja local – a comunidade cristã reunida à volta de e sob a cabeça deste corpo, que é o bispo. Os Seminários são ditos, assim, como o lugar por onde passa e de que depende (pelo menos em certa e grande medida) a vida em Cristo da Igreja, de todos os baptizados, de cada um de nós, peregrinos do Céu. De facto, o que se vive nestas casas é, antes de mais, a procura da descoberta da vontade de Deus e a sua realização, na disponibilidade e na doação da vida para o serviço dos irmãos, ainda antes dos estudos académicos, ou de qualquer outra coisa.
No fundo, estamos no Seminário para, no coração da Igreja, recebendo dela a fé e participando das alegrias e dores dos que nos vão sendo confiados, deixarmos que o nosso coração se configure – ganhe a forma – do coração de Jesus, o único que é capaz de saciar a sede mais profunda de cada um de nós e que, rasgado, se tornou, para todos os que n’Ele acreditam, porta do Céu.
Na nossa diocese de Lisboa temos quatro seminários: o Seminário de Penafirme (que acolhe rapazes do 10º ao 12º ano); o Seminário de Caparide (onde vivem os rapazes que estão no Tempo Propedêutico); o Seminário dos Olivais (em que estão os seminaristas do 1º ao 6º ano); e o Seminário Redemptoris Mater (de pedagogia Neocatecumenal).
Que esta semana seja oportunidade de abrirmos o coração à voz e à vontade de Deus, e de cuidar, em primeiro lugar pela oração, dos que vivem e trabalham nos seminários, para que sejam, cada vez mais, homens transformados e configurados pelo amor do Coração de Jesus.

Sabe o que é o Pré -Seminário?
O Pré-Seminário é uma instituição da Diocese de Lisboa que oferece aos jovens entre os 12 e os 18 anos uma caminhada, pessoal e em grupo, de descoberta de si e da sua vocação. O Pré-Seminário é uma oferta de Deus aos jovens para a sua educação completa, de modo que todas as realidades onde eles estão envolvidos, encontrem o seu verdadeiro sentido e conduzam à descoberta do projecto de Deus para eles. A vocação está tantas vezes reduzida ao jeito, à capacidade e ao gosto. É preciso oferecer espaços de escuta, de visão interior, de abandono confiante em Deus e de resposta continuada, fiel e generosa. É preciso levar os jovens a escutar, ver e a andar diariamente na companhia de Jesus. Viver da fé é ir mais longe, é ser discípulo íntimo do Senhor. Aprender a parar, escutar e responder ao Senhor, a partir de critérios sobrenaturais e de vida interior.
Para os rapazes que têm idade para frequentar o 7º e 8º ano de escolaridade, o Pré-Seminário oferece Estágios Vocacionais de 4/5 dias nas férias de Natal, Carnaval, Páscoa e Julho.
Para os rapazes que frequentam o 9º, 10 e 11º anos, existe um grupo vocacional, com companheiros da mesma idade, para aprenderem a conhecer como Deus fala e revela a sua vontade, e como cada um se pode tornar capaz de responder ao Senhor. Reúnem-se num fim-de-semana por mês, são os Encontros de Formação, além dos Campanários que são 4/5 dias nas férias de Natal, Páscoa e Julho. Estes grupos têm também um acompanhamento em direcção espiritual com um dos padres do Pré-Seminário. Estes encontros acontecem todos no Seminário de Penafirme.
Para os rapazes a partir do 12º ano, existem encontros mensais de um dia, um retiro vocacional em cada período e acompanhamento em direcção espiritual, encontros estes que decorrem no Seminário de Caparide. No Pré-Seminário realizam-se também, ao longo do ano, alguns encontros com os pais, para se aferir as melhores formas de acompanhar os jovens.
Obtenha mais informações com o nosso Prior.