Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.

 

— REFLEXÃO

Na proclamação evangélica deste domingo ouvimos o primeiro envio missionário dos doze apóstolos. Jesus enviou-os dois a dois, para dar   sentido comunitário à missão.

Esta missão  é puro dom do Senhor; Ele escolhe os que quer, e envia-os a anunciar uma mensagem de salvação que vem d’Ele, o Salvador. E de tal maneira eles anunciam uma mensagem que não é sua, mas de Jesus, que não deverão ir apoiados em seguranças humanas, mas somente no dom do Senhor que os envia: “Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro…”. Que sejam despojados de riquezas, ganância, orgulho, avareza e vaidade: nada tomar para o caminho.

Segundo João Paulo II na Exortação Apostólica Redemptoris Missio, a missão confiada à Igreja está muito longe de ser atingida. Estas palavras podem ser pronunciadas em cada geração e em cada época histórica, porque é necessário estar sempre começando.

A única coisa que nesta hora de Deus não podemos fazer é cruzarmos os braços, estar sem fazer nada. Seria uma postura irresponsável e indigna de um bom cristão!

Para sermos “missionários” precisamos ser livres de todo apego aos bens e meios materiais, para nos apresentarmos com o evangelho puro, sem alterações, livres de todo orgulho e ânsia de poder, com a consciência clara de que somos servidores do homem.

Como cristãos somos chamados a abrir caminhos que para, pelo e por amor rompam as cercas levantadas pelo sistema do poder, que gera ódio, vingança, injustiças, fome e morte de todos os homens e mulheres.

 

— ORAÇÃO

Bendizemos-Te, Deus dos apóstolos e dos profetas, por Jesus Cristo, vosso   primeiro enviado em missão de paz e amor para anunciar aos pobres a alegria da libertação, para dar a saúde aos doentes e ceifar a messe abundante.

Senhor Jesus ensinai-nos a ser generosos, a servir-Vos como Vós o mereceis  a  trabalhar sem procurar descanso.

 

— CANTO DE MEDITAÇÃO
Escuta – Interioriza – Partilha

Peçamos ao Senhor o dom da generosidade

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/Da-nos-um-coracao-grande-para-amar.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB