Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?». Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?». Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.

Palavra da salvação.

— Reflexão

Jesus com a sua morte e ressurreição estabeleceu uma nova aliança da humanidade com Deus   seu Pai, dando origem a uma novo culto em espírito e verdade. Esta é a mensagem que nos é transmitida através do episódio “a expulsão dos vendilhões do templo e a sua justa e correta indignação pois o templo lugar de oração transformara-se em lugar de negócios.

Perante a reação dos judeus responde: ”Destrui este templo e eu o reedificarei em três dias “. Com esta frase enigmática queria dizer que ia dar origem uma “novo templo” (templo espiritual); a sua morte e ressurreição Cristo fez surgir uma nova religião limpa de ritualismos, uma religião nascida da fé do coração, a nossa pessoa inteira, corpo de Cristo (cf. 2 Coríntios 13, 5) e «templo do Espírito» (1 Coríntios 6, 19).

A um templo ritualista, vazio e hipócrita, dá lugar o novo templo a Igreja formada por todos os batizados sendo cada um também um pequenino templo de Deus. Se realmente é certo que o homem precisa de lugares sagrados para exercer o culto o Templo, altar, oferendas e ritos nada valem sem a fé e o coração dos crentes.

E não há como fazer o teste ao verdadeiro culto que prestamos a Deus. Depois da Missa começa a missão. Quando o sacerdote diz Ide em paz sentiremos ao sair da Igreja a verdade ou mentira do nosso culto e religião no serviço generoso prestado ao homem, especialmente os  pobres, os doentes, os marginalizados, etc.

— Oração

Pai Santo queremos ser pedras do templo da tua Igreja, transbordando a fé, o culto e a religião para a vida diária, o mundo, a família, o trabalho e todos os irmãos. Assim poderemos adorar-Vos e dar-Vos um culto como Vós quereis: com uma religião autêntica em espírito e em verdade.

Ámen.

Pe. Abílio Nunes, Salesiano