Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, quando a multidão viu que nem Jesus nem os seus discípulos estavam à beira do lago, subiram todos para as barcas e foram para Cafarnaum, à procura de Jesus.

Ao encontrá-l’O no outro lado do mar, disseram-Lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?»

Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais-Me, não porque vistes milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados.

Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará.

A Ele é que o Pai, o próprio Deus, marcou com o seu selo».

Disseram-Lhe então: «Que devemos nós fazer para praticar as obras de Deus?»

Respondeu-lhes Jesus: «A obra de Deus consiste em acreditar n’Aquele que Ele enviou».

Disseram-Lhe eles: «Que milagres fazes Tu, para que nós vejamos e acreditemos em Ti?

Que obra realizas?

No deserto os nossos pais comeram o maná, conforme está escrito: ‘Deu-lhes a comer um pão que veio do céu’».

Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu.

O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo».

Disseram-Lhe eles: «Senhor, dá-nos sempre desse pão».

Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».

 

— REFLEXÃO

A Palavra do Senhor (Jo 6,24-35) neste Domingo vem na continuação do grande milagre da  multiplicação dos cinco pães e dois peixes.

Todos os seus seguidores ficaram impressionados com Jesus com a iniciativa deste gesto de  Caridade. Ele não só desejava saciar a fome das pessoas que ali se encontravam mas também profeticamente anunciar o mistério da Eucaristia através do qual Ele continua a multiplicar a sua presença pelos séculos fora até que Ele volte no final dos tempos.

Como nos explica o Evangelho de S. João (capítulo VI) Jesus é o pão da Vida no sentido da Fé quem crê nEle quem o acolhe então recebe esse alimento que dura para a vida eterna.

Cada um há-de decidir como quer viver e como quer morrer. Mas nós seus seguidores temos de saber que acreditar em Cristo é alimentar em nós uma força imperecível, começar a viver algo que não acabará com a nossa morte. Simplesmente, seguir Jesus é entrar no mistério da morte, sustentados pela Sua força ressuscitadora.

A palavra e o pão acolhidos na Fé levam-nos a um Cristianismo baseado na solidariedade e na formação de uma comunidade de fiéis que enfrenta as dificuldades organizando-se para ajudar os necessitados.

Seguir o Cristo não se separa de ajudar os irmãos a dividir o pão criando não uma relação de troca – sigo a Jesus e ele dá-me o pão mas uma relação de doação – sigo a Jesus e vou dividir o que tenho com os meus irmãos.

 

— Oração

«Senhor, dai-nos sempre desse pão».

Desperta em nós uma fome diferente para não saciarmos  só a fome de um dia, mas a fome e a sede de vida eterna. “Senhor, dá-nos sempre deste pão, o pão da tua Palavra e o pão da Eucaristia.”

 

— Canto de Meditação

https://www.dominicus.pt/?page_id=2241

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB