Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos caminhavam através da Galileia, mas Ele não queria que ninguém o soubesse; porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens e eles vão matá-l’0; mas Ele, três dias depois de morto, ressuscitará». Os discípulos não compreendiam aquelas palavras e tinham medo de O interrogar Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: «Que discutíeis no caminho?» Eles ficaram calados, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-Ihes: «Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos». E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: «Quem receber uma destas crianças em meu nome é a Mim que recebe; e quem Me receber não Me recebe a Mim, mas Aquele que Me enviou».

REFLEXÃO

O homem neste mundo tem sempre diante de si duas opções : seguir o Deus de Jesus Cristo servindo os irmãos ou seguir o seu instinto de poder  Nesta passagem do Evangelho enquanto    Jesus fala de si como  messias sofredor, eles abordam a  questão da primazia e precedência no reino político que esperam.

Eram demasiado humanos para estar tão próximos de Deus. Ainda estavam bem longe da novidade do Evangelho: semear a paz para  a acabar com as discórdias comunitárias segundo o ensinamento de Cristo:

«Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos». s Cristo afirma rotundamente que os seus discípulos têm de trocar a ambição do poder pela atitude de serviço.

Contudo, em qualquer empresa ou comunidade, mesmo apostólica e espiritual, os chefes fazem falta. E Jesus não afasta estes «primeiros». Quando são eleitos ou designados devem mostrar disponibilidade e prestar colaboração conscientes de que a sua autoridade é serviço aos outros, à comunidade

A vocação de serviço, que Jesus propõe no evangelho de hoje, não é tarefa exclusiva da hierarquia do povo de Deus, Todos na Igreja, pastores e povo fiel, estão ao serviço da missão de Jesus, ao serviço do reino de Deus. E igual para todos.

A razão última da abordagem paradoxal que Jesus faz ao valor humano e à autoridade dentro da comunidade eclesial baseia-se na sua própria pessoa e ação. Seguindo o exemplo de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir, todo o cristão, tal como a Igreja a que pertence, tem uma missão de amor, paz e serviço.

ORAÇÃO

Deus Pai,
Preparai-nos para receber a vossa  palavra com vontade de a cumprir e mudar por completo os nossos corações, mentalidade e conduta, para que, radicalmente convertidos da ambição de poder, construamos com Cristo um mundo novo de amor e fraternidade.

Fazei, Senhor, que seguindo o exemplo de Jesus, sirvamos em seu nome, todos os irmãos com um sorriso alegre.

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Quem é o maior no reino dos Céus?

Pe. Abílio Nunes, SDB