Evangelho segundo S. Lucas São Lucas

No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um baptismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’».

+.+

Reflexão 

Esta passagem do Evangelho sublinha a influência de João Baptista no decurso da sua História contemporânea cujos personagens são, de facto, os protagonistas da cena política universal: o Imperador Romano Tibério César, o governador Pôncio Pilatos, Herodes, Filipe e Lisânias, as autoridades religiosas judaicas Anás e Caifás. Lucas coloca a “palavra” de João Batista no «décimo quinto ano de Tibério César» (Lc 3,1) corresponde a Agosto/Setembro de 28/29 d. C. 

A narração ambientada no deserto, tem um valor histórico e simbólico: o deserto como lugar bíblico por excelência, ícone do êxodo de Israel da escravidão do Egipto para a Terra Prometida.

Lucas distingue claramente o Baptismo de João Baptista do Baptismo cristão (Lc 3,16; ACT 18,24-19,5), mas ao mesmo tempo associa-os, porque tudo o que João cumpre inaugura a missão de Jesus. João é aquele que prepara o caminho a Jesus. 

Portanto a obra do precursor inaugura um tempo de alegria e de cânticos. A figura e a pregação de João Baptista colocam-nos perante a missão da profecia. Como João Baptista sabia «escutar» a expectativa do seu povo, que vivia num deserto simbólico, isto é, num lugar árido, privado de fontes de vida, assim o crente deve sentir a sede e a fome do mundo, dando palavras de esperança para um povo já deprimido e cansado de acreditar, criando espaços de futuro, num mundo de egoísmo e da violência 

 

Oração

Fazei, Senhor, que a nossa caridade se enriqueça cada vez mais do conhecimento e de todo o género de discernimento, para que possamos distinguir sempre o que é melhor e sermos íntegros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, cheios daqueles frutos de justiça que se obtêm por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

 

Video de Meditação 

Preparai os caminhos do senhor
https://www.eelmoh-dictof.com/vamosprepararoscaminhosdosenhor/

Pe. Abílio Nunes, SDB