Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Marcos

Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: “Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe”». O homem disse a jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta- -te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!» Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou- Ihes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! E mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?» Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível». Pedro começou a dizer-Lhe: «Vê como nós deixámos tudo para Te seguir». Jesus respondeu: «Em verdade vos digo: Todo aquele que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras, por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais, já neste mundo, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, juntamente com perseguições, e, no mundo futuro, a vida eterna».

 

Reflexão

Hoje S. Marcos conta-nos que um homem rico pergunta a Jesus: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus responde enumerando os mandamentos da lei de Deus. O rico diz que os cumpre desde pequeno. Então Jesus, carinhosamente, sugere-lhe que ainda falta cumprir uma coisa: «Vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no reino dos Céus. Depois, vem e segue-Me. Ouvindo estas palavras, anuviou-se-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico».

Este episódio levou Jesus a instruir os seus discípulos sobre a necessidade de desprendimento dos bens terrenos para alcançar o reino de Deus. O apego aos bens endurece o coração – foi o que aconteceu ao jovem rico do evangelho de hoje, dificulta as relações com  os outros, esfria a fraternidade humana,  torna impossível o seguimento de Cristo.

O ensinamento de Cristo patrocina o desprendimento de quem sabe conformar-se com o necessário e partilhar com os outros o que tem não considerando o dinheiro  como bem supremo. Se assim procedermos estamos aptos  para a procura prioritária do Reino.

Cristo sendo rico, fez-Se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza. A celebração do seu amor na Eucaristia tem de avivar em nós o sentido da pobreza cristã e da solidariedade para com os irmãos mais pobres.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, vós convidais-nos a  seguir-vos  em pobreza voluntária no serviço do reino de Deus.

Ajuda-nos, Senhor, a romper com todas   as nossas seguranças calculistas, tendo fé, arriscando e seguindo-Te, com a dignidade e a alegria do desprendimento.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

O Senhor convida-nos a subir a montanha da felicidade. Diz-nos continuamente:  Vem e Segue-me …Qual a nossa  resposta?

https://www.eelmoh-dictof.com/videos/1012VemeSegueme.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB