Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e escribas do povo e perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo Profeta: ‘Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo’». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

REFLEXÃO

Jesus, o «rei dos judeus» não é reconhecido pelas autoridades judaicas mas  é adorado por homens pagãos, em amorosa e constante procura do rosto de Deus.

A  luz radiosa da estrela leva-os a Belém. No  palácio real de Herodes, pedem informações sobre o Messias e desencadeiam no coração do monarca uma tremenda ansiedade por saber que este  Menino lhe vinha tirar o poder. Jesus manifesta-Se assim, desde o Seu nascimento, como sinal de contradição:  fonte de grande alegria para quem está disposto a procurá-l’0 a qualquer preço; motivo  de perturbação para quem  receia que a Sua vinda lhe faça perder o prestígio e o poder…

Os Magos sentem-se felizes por descobrirem no menino recém nascido o Deus Salvador. Oferecem-lhe  os presentes mais preciosos (v. 11): o «ouro» porque é rei, o «incenso» porque é Deus, e a «mirra» porque é, como nós, homem destinado a conhecer o sofrimento.

A Epifania do Senhor é a manifestação ao mundo do amor misericordioso de Deus que enviou aos homens um Salvador (TT 3,4-7).Ele revela-se como luz, que veio resplandecer nas nossas trevas.) O verdadeiro Israel é agora a Humanidade inteira sedenta de Deus.

A estrela já  não  está no firmamento, mas no nosso coração: é lá que, devemos descobri-la (Dt 30,14)… Se a procurarmos sincera e continuamente sentir-nos-emos  invadidos por uma alegria enorme, sentimos a urgência de viver, não já para nós mesmos, mas de nos oferecermos a Deus, inteiramente.

Seguindo  a luz de Cristo deixemo-nos  inundar pela sua alegria e  tornemo-nos  segundo a Palavra do Evangelho, «luz do mundo» (Mt 5,14).

Oração

Ó Deus, eterno Pai, fazei resplandecer sobre nós a estrela que nos conduz no caminho da fé ao encontro com o vosso Filho Jesus.

A sua luz inunde de alegria os nossos corações e nos torne testemunhas do Vosso desígnio de salvação para todos os homens.

vídeo de Meditação

O episódio da Manifestação do Messias aos Reis pagãos