EVANGELHO

Naquele tempo, estavam junto à cruz de Jesus sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.

Ao ver sua Mãe e o discípulo predilecto, Jesus disse a sua Mãe: «Mulher, eis o teu filho».

Depois disse ao discípulo: «Eis a tua Mãe».

E a partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa.

 

REFLEXÃO

Hoje celebramos Nossa Senhora de Fátima e a Liturgia propõe dois diferentes evangelhos. Escolhemos esta passagem Jo 19, 25-27 que me parece muito significativa dadas as contingências internacionais em que o mundo se encontra ameaçado por uma terceira guerra mundial. Saibamos ler todos os acontecimentos à luz do acontecimento do Calvário:   Cristo antes de morrer aos pés da cruz, contemplando cheia de dor e amargura, o seu filho inocentemente condenado, vítima da indiferença e a ingratidão dos homens. Maria Santíssima sofre com seu Filho, vendo-o ridicularizado e escarnecido por aqueles que Ele mesmo veio salvar. Imersos na dor Mãe e Filho e a humanidade representada por S. João celebram a nova vida da redenção.

Terminara a grande etapa dos sofrimentos de Maria a revelação da profecia do velho Simeão (Lucas 2,33ss.); a fuga para o Egito (Mateus 2,13ss.); a perda de Jesus aos doze anos em Jerusalém (Lucas 2,41ss.); o caminho de Jesus ao Calvário (João 19,12ss.); a crucificação (João 19,17ss.); a deposição da cruz e a sepultura (Lucas 23,50ss.).

Em S. João está hoje representada toda a humanidade sofredora. Recordamos Ucrânia e todos os países em guerra Espectadores ou protagonistas de uma cruz, lembremo-nos sempre de Maria que nos assiste e cujo sim da encarnação antecipa a vitória da vida.

Ao olhar para Maria que recomendou aos inocentes pastores de Fátima, penitência e oração aprendamos dela a amar um pouco como ela ama. Acolher Maria é trazê-la dentro do nosso coração como uma Mãe que se faz presente na nossa vida e na vida da nossa família

Peçamos à Virgem bendita, a sua intercessão, que ela alcance, por seus méritos e rogos maternos, a graça de nos unirmos às dores que traspassaram outrora sua alma sem mancha, a fim de amarmos mais e mais aquele que só ela sabe amar como convém

 

ORAÇÃO

Ó Mãe das dores e rainha dos mártires, acolhe nossas preces. Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das Dores, mas também a Senhora de todas as Graças. Roga por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte

 

 

  1. Abílio Nunes, sdb