EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso. Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto». Depois Jesus levou os discípulos até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-Se deles e foi elevado ao Céu. Eles prostraram-se diante de Jesus, e depois voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

REFLEXÃO

A cena da Ascensão aparece no contexto da aparição de Jesus aos Apóstolos, após o episódio dos discípulos de Emaús.

Jesus utiliza as Escrituras para abrir a mente dos apóstolos e fazer com que compreendam o projeto e a missão. Afirma que tudo o que acontecera o foi para que se cumprissem as Escrituras. Diante do cumprimento da promessa em Jesus Cristo, brota a missão dos seguidores: Para a continuidade dessa missão, será enviado o Espírito Santo, como a “força do Alto”.

Disse aos apóstolos “permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto» O que sucedeu outrora aos apóstolos sucedeu no dia do nosso batismo: Recebemos a “força do alto” tornando-nos testemunhas de Jesus sentindo a mesma alegria que os apóstolos tiveram.

Uma das formas da Igreja de continuar a missão apostólica está o uso dos meios de comunicação social, na pluralidade das suas formas, que vão desde o papel ao digital e à força da interatividade.

Por isso, a primeira escuta a reaver quando se procura uma comunicação verdadeira é a escuta de si mesmo, escutar aquilo que nos torna únicos na criação: o desejo de estar em relação com os outros e com o Outro. Não fomos feitos para viver como átomos, mas juntos.

Possamos descobrir, como nos diz o Santo Padre, uma Igreja sinfónica, na qual cada um é capaz de cantar com a própria voz, acolhendo como dom as dos outros, para manifestar a harmonia do conjunto que o Espírito Santo compõe.

ORAÇÃO

Pai Santo
exulte de santa alegria a vossa Igreja
pelo mistério que celebra nesta liturgia de louvor,