EVANGELHO

Naquele tempo, Pedro voltou-se e viu que o seguia o discípulo que Jesus amava, o mesmo que na ceia se tinha apoiado sobre o seu peito e lhe tinha perguntado: ‘Senhor, quem é que te vai entregar?’ Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: «Senhor, e que vai ser deste?» Jesus respondeu-lhe: «E se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso? Tu, segue-me!» Foi assim que, entre os irmãos, correu este rumor de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse que ele não havia de morrer, mas sim: «Se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso?»

Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e que as escreveu. E nós sabemos bem que o seu testemunho é verdadeiro. Há ainda muitas outras coisas

REFLEXÃO

Na leitura de ontem (Jo 21, 15-19) Jesus tinha perguntado três vezes a Pedro “Pedro amas-me?” Ele respondeu três vezes afirmativamente; e Jesus disse-lhe: Então apascenta as minhas ovelhas, isto quer dizer vais ter uma missão de chefe da Igreja.

Na leitura de hoje Pedro perguntou também sobre João ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: «Senhor, e que vai ser deste?»  Jesus respondeu-lhe: «E se Eu quiser que ele fique até Eu voltar, que tens tu com isso? Tu, segue-me!»  Jesus quis dizer: Tu tens o teu destino e João tem outro destino …, Não quis dizer que ele não ia morrer, mas que ia ter uma missão.

E João termina o seu Evangelho dizendo uma coisa muito importante 25Há ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se elas fossem escritas, uma por uma, penso que o mundo não teria espaço para os livros que se deveriam escrever.

Jesus quer dizer que no Evangelho não está tudo o que Jesus disse e tudo o que Jesus fez. Por isso a Igreja Católica baseia-se na Bíblia, e na tradição da Igreja apostólica, tudo o que os apóstolos guardaram, mas que não foi escrito. Os apóstolos só começaram a escrever sobre o que Jesus disse vinte anos depois, mas ficou a tradição da Igreja, a tradição apostólica (O credo, os sacramentos, a assunção de Nossa Senhora, etc.).

Como Pedro, como o discípulo amado descubramos a nossa maneira de mostrar o rosto de Jesus para com os que vivem oprimidos pela escravidão do mal.

ORAÇÃO

Deus omnipotente e eterno, que nos concedestes a graça de chegar ao termo destas festas pascais, fazei que toda a nossa vida seja um testemunho fiel do Senhor ressuscitado.

Pe. Abílio Nunes, sdb