Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus desceu do monte, com Pedro, Tiago e João. Ao chegarem junto dos outros discípulos, viram uma grande multidão à sua volta e os escribas a discutir com eles. Logo que viu Jesus, a multidão ficou surpreendida e correu a saudá-l’O. Jesus perguntou-lhes: «Que estais a discutir?». Alguém Lhe respondeu do meio da multidão: «Mestre, eu trouxe-Te o meu filho, que tem um espírito mudo. Quando o espírito se apodera dele, lança-o por terra, e ele começa a espumar, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram». Tomando a palavra, Jesus disse-lhes: «Oh geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de vos suportar? Trazei-mo aqui». Levaram-no para junto d’Ele. Quando viu Jesus, o espírito sacudiu fortemente o menino, que caiu por terra e começou a rebolar-se espumando. Jesus perguntou ao pai: «Há quanto tempo lhe sucede isto?». O homem respondeu-lhe: «Desde pequeno. E muitas vezes o tem lançado ao fogo e à água para o matar. Mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e socorre-nos». Jesus disse: «Se posso?… Tudo é possível a quem acredita». Logo o pai do menino exclamou: «Eu creio, mas ajuda a minha pouca fé». Ao ver que a multidão corria para junto d’Ele, Jesus falou severamente ao espírito impuro: «Espírito mudo e surdo, Eu te ordeno: sai deste menino e nunca mais entres nele». O espírito, soltando um grito, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, de modo que muitas pessoas afirmavam que tinha morrido. Mas Jesus tomou-o pela mão e levantou-o, e ele pôs-se de pé. Quando Jesus entrou em casa, os discípulos perguntaram-Lhe em particular: «Porque não pudemos nós expulsá-lo?». Jesus respondeu-lhes: «Este género de espíritos não se pode fazer sair, a não ser pela oração».

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

O Evangelista S. Marcos descreve, com grande realismo e pormenor a cura de uma criança epilética. Esta cura manifesta o poder de Jesus sobre a doença e o demónio; convida-nos à fé em Cristo e à oração e é um sinal da sua própria ressurreição.

Marcos relaciona a fé suplicante do pai da criança com a falta de fé e oração dos discípulos de Jesus que não puderam curar o doente. Fé e oração aparecem aqui em estreita união. O pai da criança acredita no poder de Jesus, mas reconhece que a sua fé é débil; por isso roga ao Senhor que o ajude no seu empenho: “Tenho fé, mas duvido; ajuda-me”.

Este relato evangélico lido em chave batismal, reflete em todo o seu conjunto uma liturgia catecumenal: Papel da fé na intervenção da comunidade (pai e discípulos) que apadrinha o candidato (a criança); a passagem a uma vida nova (cura); as práticas da oração e jejum.

Sem a fé, a oração perderia o seu sentido sem referência ao interlocutor; seria um monólogo estéril em vez de um diálogo com Deus A oração é o diálogo real de uma fé em exercício, porque orar é fazer a experiência gratuita, e não utilitária, de Deus.

O modelo supremo de toda a oração cristã é o próprio Jesus, o primeiro adorador do Pai em espírito e em verdade.  A   oração não é a procura egoísta dos favores de Deus Necessitamos hoje de acreditar firmemente; por isso temos de pedir a Deus uma fé cada vez maior, pois a fé é dom seu.

Repitamos como o pai da criança: Senhor, eu creio; mas ajuda a minha pouca fé!

 

ORAÇÃO

No Vosso amor e no de Vosso santo nome, aumentai sempre em mim a fé: uma fé reta, uma fé santa, uma fé pura, uma fé sempre vitoriosa, uma fé muito ardente, uma fé muito prudente; uma fé ornada com todos os bens e com todas as virtudes, uma fé que, em mim, opere tudo o que julgares conveniente, pela caridade e pela humanidade; uma fé que não possa ser vencida nas discussões, no tempo da perseguição ou no dia da necessidade.

Eu Vos suplico em nome do Vosso Filho Bendito, fazer que sempre, por Vossa graça, essa fé em Vós, expressa por minhas palavras, seja sempre manifestada em minha vida, pela bondade e pela retidão de meus atos.

Amém.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

Peçamos ao Senhor que aumenta a nossa Fé

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/02/ORACAO-SENHOR-AUMENTA-MINHA-FE-eu-creio-eu-confio-eu-espero.mp3

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB