Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Certo dia, enquanto Jesus ensinava, estavam entre a assistência fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as povoações da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e Ele tinha o poder do Senhor para operar curas. Apareceram então uns homens, trazendo num catre um paralítico; tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus. Como não encontraram modo de o introduzir, por causa da multidão, subiram ao terraço e, através das telhas, desceram-no com o catre, deixando-o no meio da assistência, diante de Jesus. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados». Os escribas e fariseus começaram a pensar: «Quem é este que profere blasfémias? Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Mas Jesus, que lia nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados… Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa». Logo ele se levantou à vista de todos, tomou a enxerga em que estivera deitado e foi para casa, dando glória a Deus. Ficaram todos muito admirados e davam glória a Deus; e, cheios de temor, diziam: «Hoje vimos maravilhas».

+-+-+

REFLEXÃO

Com a desobediência de Adão a Deus toda a humanidade ficou manchada com o pecado. Deus, porém, não o abandonou e enviou ao mundo o seu próprio Filho para reatar as relações com o homem, para lhe dar a vida e a vida em abundância (Jo 10,10) Assim como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados (1 Cor 15,22).

As promessas de Deus foram cumpridas em Jesus. A humanidade entregue a si mesma, sem ter quem a salva é simbolizada no Evangelho pelo enfermo a jazer no catre: Jesus ao curar o doente, perdoar os pecados, restitui-lhe a dignidade e a alegria de viver. E quem o presenciou soube reconhecer o dom de Deus e proclamar as suas maravilhas (Lc 5,28).

Também nós somos convidados a ter a mesma atitude: reconhecer no Filho de Deus que vem, o seu Salvador. Mas muitas vezes sentimos a tentação de seguir a nossa vontade prendendo-nos a uma existência fundamentada em princípios materialistas  no conforto, no dinheiro, na diversão, na vida “boa”; tudo no sentido de satisfação pessoal, diferente daquela que Jesus nos ensina.

Não podemos acomodar a nossa vida só às coisas que gostamos e que queremos; é preciso sabermos aceitar, também, aquilo que não gostamos e não queremos, porque não conseguiremos fazer a vontade do Pai se só quisermos a nossa vontade e não a de Deus nosso Pai!

A boa nova da nossa felicidade é proclamada diariamente no Evangelho. Segui-la é responder com o coração às Palavras do sacerdote  Glória a vós, Senhor , pois Ele é o caminho, a verdade e a luz, o sentido único da minha vida que me restituis diariamente a possibilidade de reatar amizades com Deus

 

 

ORAÇÃO

Divino Espírito cura-nos interiormente, toca o mais íntimo do nosso ser, para que nós  consigamos superar o nosso egoísmo e sejamos capazes de levar os benefícios de Deus a quem precisa da nossa ajuda.

 

 

MEDITAÇÃO

Precisamos todos do grande amigo para nos perdoar todos os nossos pecados para viver com entusiasmo e dignidade.

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/Elecuidademim.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB