Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como ocorreu nos dias de Noé, acontecerá do mesmo modo nos dias do Filho do Homem.
Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos.
Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam.
No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles.
Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem.
Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para os tirar; da mesma forma, quem estiver no campo não torne atrás.
Lembrai-vos da mulher de Lot.
Todo o que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á; mas todo o que a perder, encontrá-la-á.
Digo-vos que naquela noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado; duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada.
Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado”.
Perguntaram-lhe os discípulos: “Onde será isto, Senhor?” Respondeu-lhes: “Onde estiver o cadáver, ali se reunirão também as águias”.

Palavra da Salvação.

 

 

REFLEXÃO

Muitos cristãos da comunidade primitiva, não vendo realizar-se sua esperança do fim do mundo, corriam o risco de levar uma vida acomodada e monótona, como se tivessem perdido o sentido de viver. Foi necessário chamar-lhes a atenção para o risco desta atitude inconsiderada e pessimista. O alerta visava não deixá-los esmorecer na caridade, e manter assim, viva a chama da esperança.

Os discípulos de Jesus não deveriam ser tomados de surpresa, como havia acontecido com o povo por ocasião do dilúvio.

O quando, o como e o onde do dia do Senhor são secundários; o que importa é estarmos sempre preparados, como ensinam as parábolas da vigilância.

A espera do dia do Senhor não deve ser motivo de angústia. A melhor maneira de estarmos preparados para o seu encontro é

tornar presente a fidelidade do Reino com a nossa conduta irrepreensível, animados pelo amor da espera e ocupados em servir a Deus e aos irmãos.

O futuro sonhado e maravilhoso pode ser realidade já desde agora contanto que melhoremos o presente, deitando ombros à tarefa; porque no presente está o gérmen do futuro fruto da conversão de cada um de nós

A vida e a história humana continuam como se nada germinasse dentro delas; mas já está aí a semente e o fermento do Reino, que só percebem os que sabem “perder” a sua vida, entregando-a a Deus e aos irmãos, para a recobrar definitivamente. O que conta é a decisão pessoal de cada dia para saber aproveitar o tempo presente.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, que eu não caia num estilo de vida acomodado, esquecendo-me de que é pela prática do amor e da misericórdia, que eu me preparo para o encontro convosco.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

  1. Paulo diz-nos em 2 Coríntios 6:1 que somos cooperadores de Deus, e por isso não devemos acolher a graça de Deus de forma inútil. Vamos anunciar o reino… Interiorizemos a mensagem deste canto:

Anunciaremos teu reino , Senhor…

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/11/Anunciaremos-teu-reino1.mp3

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB