Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior». João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda connosco». Mas Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós».

 

REFLEXÃO

Jesus tinha acabado de fazer o segundo anuncio da Paixão   enquanto os discípulos   discutem   entre eles quem seria o maior.

Com o exemplo da criança ensina-lhes o sentido da humildade caminho da verdadeira felicidade: Quem na verdade quiser ser grande deve tornar-se ao serviço dos mais pequenos.  A criança aqui ocupa o lugar por excelência «Quem acolher este menino em meu nome, é a mim que acolhe, e quem me acolher a mim, aco­lhe aquele que me envio» (v. 48ª).

Querer crescer, ser importante e ser grande é um desejo legítimo se for para manifestar a grandeza de Deus e for colocado ao serviço dos outros. «quem for o mais pequeno entre vós, esse é que é grande» (v. 48). O Senhor serviu por amor e com humildade.

Convida-nos também ultrapassar a autossuficiência de quem aspira a títulos e dignidades, bem como o orgulho de grupo. Perante a atitude ciumenta dos apóstolos, Jesus ensina a tolerância: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome e impedimo‑lo, por­que ele não te segue juntamente connosco.» (v. 49). Mas Jesus não está de acordo: ‘Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor.’
            A verdadeira grandeza alcança-se pelo serviço amoroso e humilde aos outros a exemplo de   S. Vicente de Paulo   (1581/1660)   fundador da  “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).Grande sacerdote deixou-se  se deixou mover pelo espírito de amor a favor dos mais miseráveis da sua paróquia.

Seremos grandes aos olhos de Jesus se formos ao encontro da gente pobre, indefesa e marginalizada e lhe dermos o carinho da nossa solidariedade.

 

Oração

Pai santo dá-nos  um coração manso e humilde como o do vosso  Filho Jesus para podermos  servir a todos por amor e com humildade. Criai em nós  Senhor, um coração livre, livre das vaidades deste mundo triunfalismo, um coração agradecido por tudo quanto tens feito por mim, por tudo quanto queres fazer servindo-te de mim

 

Canto de Meditação

Buscai o alimento

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/09/0927-buscai-o-alimento_.mp4