Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele». E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas.

 

REFLEXÃO

Esta terna cena evangélica apresentada hoje por Marcos 10, tem como protagonista Jesus e as crianças, ávidas de O verem e o sentirem. Em contraste estão os discípulos que as repreendem e as impedem de se aproximar dEle. Jesus intervindo diz-lhes: “Deixai as crianças virem a mim, não as impeçais; dos que são como elas é o reino de Deus”. Mais ainda, continua dizendo Jesus: “Em verdade vos digo que aquele que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele”

Segundo Jesus, o amor de Deus e o seu Reino de salvação é oferecido a todos: homens, mulheres e crianças. A única condição, ainda que indispensável, é receber essa oferta com a humildade e simplicidade, receptividade e gratidão de uma criança que aceita sem cálculos o que se lhe oferece.

O acolhimento de Jesus às crianças mostra o desejo e a disposição consciente do adulto que, como criança diante de Deus, se sabe dependente dele, pobre de espírito e necessitado do seu amor e da sua graça, assim como da ajuda dos irmãos no caminho do seguimento de Cristo.

Jesus nesta passagem do Evangelho demonstra inequivocamente a sua predileção pelos mais fracos e desprotegidos, no nosso caso as crianças. Peçamos-lhe que nos ensine a estarmos atentos ao próximo e prontos a acolher aqueles que mais ninguém acolhe e abraça. Peçamos-lhe também a graça de viver na simplicidade, na alegria.

Pôr por inteiro o coração e as faculdades pessoais naquilo que se recebe e se tem entre mãos, como fazem as crianças, é a atitude mais humana e completa para nos abrirmos a Deus sem reservas e dar lugar ao seu Reino na nossa vida.

 

ORAÇÃO

Deus Pai,

Preparai-nos para receber a vossa palavra com vontade de a cumprir e mudar por completo os nossos corações, mentalidade e conduta, para que, radicalmente convertidos da ambição de poder, construamos com Cristo um mundo novo de amor e fraternidade.

Fazei, Senhor, que seguindo o exemplo de Jesus, sirvamos em seu nome, todos os irmãos com um sorriso alegre.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

“Dos que são como elas é o Reino de Deus” proclamado pelo Profeta da Galileia como caminho para a felicidade…Afinal que é ser feliz?

https://www.eelmoh-dictof.com/amar-como-jesus-amou-padre-zezinho/

 

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB